Novos Controles para entrada na Europa: Proposta da ETIAS só será apresentada em Novembro/16

Durante a semana passada, circulou na mídia e principalmente nas redes sociais a notícia de que novos controles para a entrada na Europa serão implantados. Quando esse tipo de notícia repercute, normalmente gera preocupação entre os viajantes que estão com férias programadas ou pensando na próxima viagem.

Porém não há motivos para pânico, nenhuma medida que está sendo proposta irá atrapalhar sua viagem, caso seja de fato implantada, a autorização eletrônica será somente mais um procedimento burocrático.


O que mudará? A novidade para os viajantes brasileiros é a ETIAS, trata-se de uma autorização eletrônica de viagem que está sendo estudada e deverá ser proposta ao Parlamento Europeu em novembro deste ano.

Essa medida tem como principal objetivo se precaver de possíveis ataques terroristas. Foi inspirado com a ESTA, o procedimento que os Estados Unidos adotam para os visitantes isentos de visto, desde os atentados de 11 de setembro. 

No caso desta ESTA dos Estados Unidos, estes viajantes devem preencher um formulário eletrônico pela internet com os dados básicos da viagem, uma forma de “aviso de viagem”.  No caso do procedimento americano, é cobrada uma taxa de 14 dólares.

Seguindo este modelo, a ETIAS que está sendo estudada também servirá para cadastrar todos os viajantes que podem hoje entrar na Europa sem visto, ou seja, valerá para nós brasileiros. Ainda não foi informado se haverá cobrança de taxa (Especula-se que será 50 Euros).


Quando? O comunicado noticiado pela União Européia prevê que a proposta da ETIAS será encaminhada ao Parlamento Europeu em novembro de 2016, ou seja, ainda deverá ser aprovada e só então implantada. Até que tudo isso ocorra, os procedimentos continuam os mesmos de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario