Dirigindo no Exterior

Tripshow Rent a car

É verdade que a CNH é aceita em mais de 130 países por esse mundo afora para trafegar livremente nas rodovias. Mas, apesar disso, é aconselhável que esta esteja acompanhada de um documento específico para motoristas que pretendem dirigir fora do Brasil. Esse documento é o PID- Permissão Internacional para Dirigir. Emitido pelo Denatran, a PID é aceita em 59 países.
Confira como solicitar a PID nesse link:Solicitando a PID
E dá uma olhada também na lista dos países onde a CNH é aceita: Lista dos Países Permitidos
Para solicitar a confecção da PID, é bastante simples: basta que o interessado se dirija a qualquer Centro de Formação de Condutores do Detran de sua cidade, munido da CNH original com uma cópia, bem como um comprovante de residência. (original e cópia também). A validade do documento equivale à mesma data da CNH, assim como a foto e a assinatura que nela constam.
A PID é bem semelhante à CNH, ao enquadrar os motoristas nas mesmas categorias estabelecidas pelas leis brasileiras. Porém, tem como principal alteração, a inclusão da tradução das informações contidas na CNH em sete idiomas - além do próprio português. São eles: inglês, espanhol, francês, árabe, alemão, chinês e russo. As informações facilitam o trabalho de policiais e demais autoridades responsáveis em cada local, seja no momento da locação de um automóvel ou em uma abordagem de rotina. 

Em países fora do Mercosul, é importante também estar sempre com seu passaporte, além da PID. Caso a viagem seja realizada com automóveis de terceiros, o condutor necessita ter em mãos uma autorização autenticada pelo proprietário. Em caso de direção de veículos por terceiros em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, é necessário ainda, providenciar uma espécie de seguro chamado de “Carta Verde” através de seguradoras.

#Dicashow

Aluguel de Carros no Brasil  

Para alugar um carro, basta contratar uma locadora de automóveis. Algumas agências funcionam 24 horas e podem ser encontradas nos aeroportos nacionais e internacionais. Você precisa ter mais de 21 anos e habilitação há mais de dois anos.

Anote aí:
É necessário ter um cartão de crédito com limite superior ao valor da locação;
Reserve o carro com antecedência, principalmente no período de férias escolares e feriados prolongados;

Aluguel de Carros na América do Sul  
Em países como a Argentina, Paraguai e Uruguai, é necessário ter mais de 21 anos (algumas locadoras exigem idade mínima de 25 anos) e apresentar a habilitação brasileira. Para circular nessas regiões é obrigatório comprar o seguro Carta Verde, que pode ser adquirido no Banco do Brasil (0800-970-0022) ou nas seguradoras.
Certifique-se de que a apólice cobre todo o território visitado. No Chile, a CNH expedida no Brasil não é aceita. Antes de viajar, o motorista deverá emitir a carteira internacional ou a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran do seu estado.

Aluguel de Carros na América do Norte 
Tripshow rent a car
A carteira de motorista brasileira é aceita apenas em alguns estados dos EUA. Por isso, o ideal retirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) antes de viajar.
A Permissão é também requerida pelo Canadá. O processo e os cuidados para alugar um carro na América do Norte são semelhantes aos do Brasil, mas procure conhecer a legislação de trânsito do país que será visitado. Nos Estados Unidos, por exemplo, as leis variam para cada região.

Aluguel de Carros na Europa 
Tripshow rent a car
A Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida no Detran do seu estado, não é obrigatória na Europa, exceto na Áustria, Grécia e Itália. A legislação de trânsito permite que o turista apresente a carteira de motorista brasileira, desde que o tempo de viagem não ultrapasse seis meses em Portugal e 90 dias nos demais países.

Fique atento:
Redobre a atenção se for dirigir num lugar que segue a mão inglesa, por exemplo, o Reino Unido;
Na Itália, a gasolina é uma das mais caras da Europa. Se possível, opte por um carro movido a diesel;
Respeite os limites de velocidade de cada país, que variam de 110 km/h em rodovias, 70 km/h nas estradas menores e 50km/h na cidade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario