Passaporte: Tudo o que você precisa saber

Como tirar seu Passaporte


Última Notícias (15/07/2015)

O Passaporte Brasileiro mudou, a mudança mais marcante no documento expedido pela Polícia Federal é o aumento na sua validade: agora, quem fizer ou renovar o novo passaporte brasileiro poderá utilizá-lo por 10 anos – o dobro de tempo do modelo anterior. A medida, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, atende a um padrão internacional.



Outras mudanças no novo passaporte brasileiro

Além do aumento da validade, o passaporte foi aprimorado para ampliar a sua confiabilidade e evitar falsificações. De acordo com a Polícia Federal, o documento conta agora com um novo padrão de criptografia para assinatura digital, o que aumenta a segurança dos dados gravados no chip.

A capa do novo passaporte brasileiro possui novo layout, além de terem sido realizadas alterações na imagem fluorescente, que não pode ser vista a olho nu. “Quando a tecnologia avança, o crime também se apropria da tecnologia para avançar, então, o Estado tem que estar atento a isso”, justificou o ministro Cardoso em entrevista à Agência Brasil.

Valores do novo passaporte brasileiro

Quem ainda não fez o seu passaporte ou renovou o documento há pouco tempo, não precisa se preocupar. O modelo antigo poderá ser usado até o fim do seu prazo de validade.

Quando chegar a hora, no entanto, é preciso preparar o bolso: as melhorias propostas para o documento cobram um preço. Anteriormente, a sua emissão custava R$ 156,07. Agora, para expedir o novo passaporte brasileiro, é preciso desembolsar R$ 257,25 – um aumento de quase 65%.

Aos brasileiros que moram no exterior, a novidade também deve chegar em breve. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o documento será lançado em agosto, primeiramente nos consulados brasileiros na América do Sul e América Central, em seguida chegará também à África, Ásia, Europa e Oceania, chegando à América do Norte em outubro.

__________________________________

Agora que sabemos das novidades, veja os passos para emitir seu Novo Passaporte


1) Verifique a documentação necessária. Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.

2) Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194, ou clique aqui. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.


3) Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

4) Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.

5) Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.

6) O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario