Visto Americano

Solicitando o Visto para os Estados Unidos

#Dicashow
*Antes de Iniciar o processo para obter o visto americano certifique-se que seu passaporte estará válido para os próximos seis meses.

Se você ainda não possui o passaporte, confira nesse link como obter o seu:

Passo a passo para o Visto Americano:

1) Preencher o Formulário D-160
O primeiro passo para obter o visto americano é preencher o Formulário D-160 disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/ .  O formulário deve ser preenchido em inglês com informações atualizadas.



Nesse formulário todas as questões devem ser preenchidas em inglês, porém o site disponibiliza uma ferramenta que traduz para português, auxiliando quem não entende o idioma. Basta posicionar o cursor do mouse sobre a pergunta e ela é traduzida instantaneamente:


Ao posicionar o mouse sobre a frase “Start an Application” podemos ver a tradução acima:


2) Pagamento
Para vistos de turista/ visitante ((B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD)  a taxa que é cobrada é de $ 160. Esse valor pode ser pago com o cartão de crédito, em dinheiro nas agências do Citibank ou por boleto bancário.

3) Agendamento de Entrevistas
*Normalmente os solicitantes devem fazer dois agendamentos: Um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro no Consulado ou Embaixada.

Após o pagamento da taxa de $160 é preciso aguardar o prazo para confirmação do pagamento, que é geralmente de 2 dias.  No boleto você terá uma identificação descrita como “nosso número” o qual você utilizará para agendar sua entrevista.
O agendamento da entrevista pode ser feito pelo site:  http://brazil.usvisa-info.com
Informações como número do seu passaporte será solicitada nessa etapa. Tenha seus documentos em mão.

4) CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto)
Após agendar a entrevista (para o consulado) é preciso antes comparecer ao CASV ( que também necessita ser agendado) , para a coleta de fotos e impressão digital. Para essa visita, é necessário levar o passaporte, a página impressa do formulário D- 160 e o comprovante de pagamento da taxa.

#DicaShow:  Em Brasília e Recife é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia. 

Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais - nestes casos, o solicitante ou seus representantes deverão entregar, além dos outros documentos, uma fotografia 5X7 no centro de atendimento.

** O que é o CASV?  (CASV) é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.

Aqui você encontra mais informações e endereços de atendimento do CASV:



5) Entrevista
No dia da entrevista, o solicitante deve comparecer à embaixada ou a um dos consulados com o passaporte válido e os passaportes anteriores e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

Outros documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil e que evidenciem vínculos com o país, como passaportes de membros da família, carteira de trabalho e declaração de imposto de renda, podem ajudar a obter o visto. Dentro do consulado só é permitida a entrada dos solicitantes com entrevista agendada. Menores de idade podem entrar com acompanhantes.

*É proibida a entrada com bolsas, telefones celulares ou outros aparelhos eletrônicos - todos os visitantes são examinados pelo pessoal da segurança antes da entrada.

**Pessoas com menos de 15 anos ou mais de 66 anos ou que pedem renovação do visto vencido a menos de quatro anos são dispensados da entrevista. No entanto, caso a embaixada ou consulado julgar necessário, essas pessoas podem ser convocadas também.

6) Entrega
O passaporte com visto, que tem validade de 10 anos, pode ser entregue em um endereço residencial ou comercial.
Outra opção é retirar o documento diretamente no CASV, conforme a opção adotada no momento do agendamento da entrevista.

Um e-mail será enviado ao solicitante com o número de rastreamento da entrega. Com ele, é possível acompanhar o andamento da entrega pelo site dos serviços de solicitação de visto para brasileiros. Os passaportes são entregues de dois a sete dias úteis após o dia da entrevista.

Para acompanhar o status da sua solicitação entre no site: https://ceac.state.gov/CEAC/.

#Dicashow
*Somente compre passagens, passeios ou reserve hotel após receber o visto. Não é necessário ter passagens nas mãos para fazer a solicitação. A orientação é do próprio consulado. No Brasil cerca de 96% das solicitações são atendidas, então mantenha a calma e confirme com segurança todos os dados previamente descritos no seu formulário DS-160.
*O formulário DS- 160 possui mais perguntas para homens do que para mulheres, porém apenas relacionado a escolaridade e outras viagens.
*Não leve equipamento eletrônico no dia da entrevista, tais como: celular, mp3 player, câmera digital, etc. Estes equipamentos são proibidos e não entram de forma alguma no consulado ou embaixada dos Estados Unidos e você pode ter problemas com a segurança por isso.
*Lembre-se que você estará em uma área considerada de segurança, que pertence aos Estados Unidos da América e por isso, respeitar as normas e não criar confusão, são algumas das suas obrigações, que fazem parte da postura esperada.
*As entrevistas são geralmente feitas em português ou inglês, dependendo do tipo de visto desejado e conforme decisão do oficial consular.
*Durante a entrevista, responda precisamente as perguntas feitas e olhando sempre para o oficial consular. Não dê respostas vagas ou conflitantes e jamais minta. Se solicitado, mostre documentos que comprovem o que você está falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario